À primeira vista, me pareciam um bando de malucos que misturavam as palavras num Português bem nortenho com pás e oras, pois no meio dos sketches. Mas a verdade é que a trupe formada por Miguel Góis, Zé Diogo Quintela, Ricardo Pereira e Tiago Dores cria, apresenta, encena e diverte os portugueses em um dos programas humorísticos mais famosos da terrinha. Duvido que haja um português que não conheça o Gato Fedorento. É uma espécie de Casseta & Planeta apresentado nos moldes de programa de auditório e com uns sketches engraçadíssimos. Logo na primeira vez que vi, não achei muita graça, confesso (acho que os primeiros quadros que vi não eram os melhores deles, claro). Mas nem é preciso muito costume pra rachar de rir das caras e bocas, da auto-ironia e do humor pouco vulgar que eles fazem. Ao contrário de parte do nosso humor corrente, eles não descambam para o humor de cariz sexual puramente pejorativo (e gratuito) e, assim como a gente, sabem fazer sátira política e de tudo o que vier pela frente. Zoam de tudo: dos matarruanos (os roceiros portugas, o pessoal "da aldeia"), dos velhinhos (no chão, não! No velhão! hahahaha), do Scolari (e quem não lembra do murro da final entre Portugal e Sérvia?), dos corruptos (o sr. Ezequiel Valadas até parece parente do ACM)... manetas, pernetas e companhia, extraterrestres, e nem Jesus escapa do script.
O programa, que começou a partir de um blog de mesmo nome (lincado mais acima), em 2003, começou na SIC Radical, mas depois passou a ser transmitido pela RTP em 2005. Já produziram quetro séries (Fonseca, Meireles, Barbosa e Lopes da Silva, porque todos os personagens adotam estes sobrenomes). Em 2006, o programa deixou de ser apresentado só pelos sketches e passou a ser gravado no estúdio com uma platéia, com o nome "Diz que é Uma Espécie de Magazine". O programa então teve duas temporadas de 13 episódios, e a última foi de outubro a dezembro passados, quando eles fizeram uma parada pra umas "férias" de 9 meses (já que só voltam a gravar em setembro desse ano) e um re-contrato com a SIC.
Fedeu por aí também? Aí embaixo tem mais uns sketches da galera:
(É mais ou menos por aí que os portugueses dão direções aqui. De tanto quererem ajudar, acabam se atrapalhando quando se confundem. Quando não sabem, chamam mais uns dez pra ajudar.... "e passa pelo café do Barbosa, segue, segue, segue, segue!" hahahahaha!)
"As Vindimas" (quer se indignar mais uma vez? hehehe!)
"O Planeta de Josés Cids" (é um cantor português que dizem, é monárquico e anarquista)
"Novo Dicionário da Língua Portuguesa" (descobriram o segredo do rapaz...)