quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Início de inverno

Então as tardes aquareladas de amarelo ouro - e temperadas com o cheiro da manhã trazido pelos ventos frios do mar - foram aos poucos se vestindo de cinza, se envolvendo no enorme manto gris que cobre a cidade e a vista da minha janela. Até as gaivotas parecem sentir o mesmo friozinho por debaixo das penas, e, voando mais apressadamente entre um telhado e outro, talvez estejam procurando o pincel borrado de amarelo, caído da enorme paleta celeste.
(...)
O céu cinza-azulado de começo de tarde e o ar úmido de prenúncio de chuva convidam a apreciar a paisagem do lado de dentro das janelas das casas bem aquecidas. O vento frio leva pra longe a inspiração para corridas no parque e para encontros com os amigos, e traz consigo a vontade de se entregar ao ócio laborioso de completar os livros não-lidos e do perfume do chá fumegante à cabeceira da cama, que tem um gosto mais quente quanto mais frio estiver lá fora.
(...)
E os velhinhos... ah, os velhinhos portugueses! Saem aos montes, empacotados em seus agasalhos engraçados, talvez para saudar com suas conversas nos cafés mais um inverno que chega, que vai chegando de mansinho como um gato preguiçoso a se enroscar nas pernas da gente. Esses velhinhos e velhinhas não se contentam em ficar dentro de casa com um convidado dessa envergadura à porta.
(...)
Ele bateu por aqui também, mas prefiro sorrir da minha janela a esse estranho ilustre... porque quando não se é velhinha e nem portuguesa, convém que seja assim.

5 comentários:

Anônimo disse...

meghie!!!
que linda essa sua descrição do inverno!
dá uma vontade enorme de estar ae,viu!

beijos :-)

Dominique Lee disse...

Eu sei que é bem diferente, mas me deu até uma saudades de casa...do inverno lá no sul. E se eu fosse você, abria logo a porta. O inverno é a estação mais inspiradora e poética de todas, pelo menos pra mim. :]

:*

Maggie Mae disse...

Oi Paola, meu bem... é lindo mesmo, não te tiro a vontade de estar aqui porque vale mesmo a pena! :-)

(...)
E Nikki, o inverno é mesmo um estação inspiradora. Olhá-lo pela janela me faz muito bem, ainda mais quando se sabe que de um jeito ou de outro se tem que sair na rua e respirar esse ar gelado que entra cortando a traquéia... por isso prefiro ver tudo da janela mesmo. Porque aberta a minha porta já está, de um jeito ou de outro. :-))

Tânia Magalhães disse...

Belo texto!
Um Feliz Natal Português!

Ana disse...

E para a passagem de ano já tens planos? Que tal a meia-noite gelada na Av. dos Aliados?