sábado, 10 de maio de 2008

É big, é big! É hora, é hora! Rá-tim-bum! ...

Galerinha gente fina demais da conta, sô!

Conexão Minas-Turquia

A segunda estrela da festa!

Hummm, que delícia! Porque broa com cobertura de chocolate, só mesmo no Porto!
Depois do jantarzinho com as aventuras dos fab-five no Marrocos, histórias do arco da velha (com direito a quase-roubo, hotéis estranhos com gente esquisita e noites passadas em tendas!), chegou a minha vez de fazer uma festinha. Segunda-feira foi lindo, teve esse pessoal aí da foto e mais gente, além de duas amigas polacas que me fizeram sentir muito lisonjeada com o carinho delas... Ewelina, Olga e Ania, por exemplo, deram um pulinho lá em casa pra me desejar os parabéns, dar um abraço e deixar um presentinho (e QUE presentinho bacana... uma garrafa de Zubrowka! aêêê!!) , enquanto a Agnieszka veio se encontrar comigo e com o pessoal no Piolho com um embrulho com uma antologia de animação polaca dentro. Não é demais? Falando em cinema, achei super engraçado o Tiago dizendo que quando foi procurar algo pra mim, a primeira coisa que fez foi "ir direto à estante de cinema de autor!" e saiu de lá depois de 5 minutos, com um dos filmes que mais me deixou boquiaberta até hoje: o romeno "4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias". Esse eu queria ver com o Mungiu do lado! :-)
Rolou também um CDzinho de jazz sueco (Lisa Ekdahl), presente da Olga, uma amiga polaca que colocou a Lisa pra tocar no aniversário dela e me deixou apaixonada pelo som nos primeiros 3 minutos de audição. Maravilha! Além disso, rolou música húngara, chocolates gostosos e até um livro de um professor meu de prenda. Esse pessoal é mesmo uma graça... mas mais importante que isso foi a presença de todo mundo, os abraços, beijos, os docinhos do Rodrigo, os biscoitinhos da Yasemin (!), os risos da Larissa e do pessoal todo, junto com o ambiente impagável da mistura de gente da Áustria (Yoyo!), República Tcheca, Hungria, Portugal, Finlândia, Polônia - e claro, Brasil - e ver que se pode tirar uma festinha super bacana de um jantar frustrado. :-)
(...)
Depois disso, ainda teve a Queima das Fitas essa semana, e claro, fui ao cortejo na terça-feira. Naquela mistureba de "doutores" e caloiros - e o contraste berrante entre os elegantérrimos fatos acadêmicos e as blusas de pano de chão em cores que saltam à vista - tinha um mar de gente, que nem Ouro Preto em dia de carnaval, e não só isso lembrava a nossa festa: tinha carro alegórico de uma porção de faculdades e até trio elétrico pra galera tinha. Pode?
Mas achei a festa toda muito bacana (tava com os amigos antes de ter que correr pra resolver umas coisas da volta pra casa e voltar pra festa), e o legal é que tinha até espaço pra um pouco de protesto - contra a insegurança de emprego que eles vão ter que enfrentar daqui pra frente, por exemplo - ... o pessoal "queima as fitas", se traja daquela forma imponente, mas na verdade não sabe se vai ter emprego daqui a uns meses ou mesmo nem sabe qual é o resultado dos testes finais - pra ver se saem da faculdade ou não. Além do mais, os calouros são tratados da forma mais espúria o possível, são obrigados por passar por um monte de humilhações, são privados da capacidade de pensar e de decidir por eles mesmos (têm de dizer, "sim, senhor doutor" pros veteranos e quase levar cafezinho na mesa pra eles... e têm quase de limpar-lhes os sapatos!) e garanto que a maioria deles nem sabe porque é que fazem parte da turma da praxe. Acho que eu tinha que fazer um levantamento assim qualquer dia desses...
Mas a festa tava bacana! Me senti uma gringa na Sapucaí em dia de desfile!
(...)
Um adendo: uma coisa menos "bonitinha" aconteceu na segunda (na verdade, de partir o coração): foi o fogo numas instalações do prédio da reitoria da UP. Parece que a coisa tá voltando ao normal, mas foram perdidos livros, trabalhos irrecuperáveis e ficou todo aquele caos que sempre fica depois de um destastre desses. Foda, pra dizer o mínimo... mas acho que lidar com esse tipo de coisa na Europa é mais fácil que em terras latinas. Quem sabe?

Um comentário:

Anônimo disse...

ÊÊÊ! ficou velhaaa! mas pelo menos tá vivendo ai!

tô com saudades, queria muito tá ai no dia do seu aniversário pra te dar um abraço, mas só de sentir o cheiro da sua broa (fora a parte de que sua cozinha deve se "auto-bagunçar" a cada tentativa de cozinhar broas como as da minha avó), ainda cobertura de chocolate... hummm! eu devia tá ai!

Ah! te espero aqui em casa daqui a 8 ou 9 meses.. beijoo!