quinta-feira, 6 de setembro de 2007

First Impressions on Earth


E aqui estou eu, "curtindo" o calor (sim, calor digno de BH nos seus piores dias) dessa cidade curiosa que é o Porto. Depois de uma viagem longa e excessivamente cansativa - além do trajeto BH-Rio by bus, das filas no Galeão e de toda a espera pra decolar - finalmente me aportei em terras lusitanas. Mas a viagem, mesmo longa e cansativa, teve seus pontos a favor, claro. Um deles são as impagáveis traduções de filmes pra Português lusitano. Imagine que eu vim assistindo uns filminhos lá e tipo, tava o Homem Aranha versão emo-gostosão no ar. Muito bem, parei pra ver e algumas cenas depois o Tobey Maguire vira pra Kirsten Dunst e diz: "you were great", traduzido por "tu estiveste formidável" (!), e outras coisas do mesmo naipe. A televisãozinha do plane foi o que me ajudou a passar algumas horas, as que não estava cochilando (mal) ou lendo alguma coisa. Mas cheguei.


Cheguei aqui ontem, e bem, já andei uma partezinha da cidade que deu pra ter uma noção de como são as coisas aqui. Bom, a cidade é grande, embora as distâncias sejam menores, e há muito dessa harmonização do velho com o novo. Na rotunda da Boavista, por exemplo (a praça mais legal que vi até agora) tem uma escultura enorme do herói português Mouzinho de Albuquerque e data do século XIX, e logo mais à frente tem a Casa da Música, que é bem mais moderna e arrojada. As duas vistas juntas são algo muito bacana de se ver e têm uma harmonia linda. Adorei! E também tem a praça da reitoria que é um espetáculo. É a praça Gomes Teixeira , mais conhecida como praça dos Leões, e é lá que fica o café Piolho (nome estranho pra um café tão famoso, né?) que ainda não pude conhecer por dentro. Mas essa praça num conjunto é linda demais. Tudo nesse lugar (centro histórico do Porto) lembra Ouro Preto. Uma das ruas que desemboca nessa praça, a Travessa de Cedofeita, é o retrato -menos íngreme- das ladeiras ouropretanas que eu gosto tanto. Os prédios que vi da Universidade até agora são todos lindos. O da reitoria tem um museu conjugado e por dentro me lembrou o museu da Inconfidência, na praça Tiradentes. As pessoas, além do sotaque engraçadíssimo (diga-se de passagem que tive vontade de rachar de rir no meio do saguão de um supermercado ao ouvir um anúncio publicitário da rede no alto- falante. Sensacional!), são muito solícitas e andam arrumadinhas (talvez isso eu também aprenda antes de voltar).


Por enquanto estou na casa de uma amiga que conheci por um site de mochileiros e ainda estou à procura de uma "morada definitiva", o que não acho que vai ser muito difícil de achar. O calor tá de matar - hoje os termômetros registraram 37 graus - mas em compensação, uma garrafinha de água mineral, dessas de 500 ml, me custou 0.09 euros hoje. Nem acreditei quando vi. E sim, tem vinho do Porto aqui por menos de 4 euros a garrafa. É, rapaz... achando que é brincadeira?! Mas a única coisa que tomei foi água e suco, que aqui eles chamam de sumo. Mas, falando em isso que eles chamam daquilo, vou fazer posts posteriormente só sobre isso. É cada coisa que dava pra fazer um dicionário! hahahahaha


Cenas dos próximos capítulos virão. Minha "insônia" já tá indo embora.

2 comentários:

T D disse...

bom dia e bem vinda à minha aldeia...

que a estadia lhe seja agradável,
obrigado pelo link.
abraço

Maggie Mae disse...

Obrigado!
Quanto ao link, as fotos ficaram bem bacanas, gostei mesmo. Espero o mesmo quanto à estadia!
abraço
:-)