quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Que venha Higgs!

Porque nem sempre noites sem dormir têm que ser ociosas! Hoje de madrugada, por exemplo, os cientistas do Cern na França enfim ligaram o LHC. Muito bacana isso! :-) É a busca do primo mobile, partícula de Deus, ou mais cientificamente falando, o boson de Higgs (uma partícula que por enquanto só existe em teoria, mas que conjectura-se que seja ela que carrega as outras com massa). É a maior máquina científica de que se tem notícia (vai que na Rússia já fizeram uma ainda maior e enterrada ainda mais fundo a bel-prazer do Kremlin... vai saber se realmente não têm tecnologia pra isso!), é resultado da cooperação de mais de 100 países dentro e fora da Europa (até onde sei também Brasil), "consumiu" mais de EUR 3,5 bi e é um grande túnel circular enterrado a 175m abaixo das fronteiras entre Suíça e França. São tubos enormes de supercondutores magnéticos com paredes revestidas com hélio a menos de 2 graus Kelvin (!!), onde os felizardos prótons escolhidos para a experiência vão ser soltos em feixes em direções contrárias para se chocarem lá dentro a quase à velocidade da luz - e nos chocarem a nós aqui de fora quando tudo der certo. :-) O pessoal do Cern vai usar quatro detectores diferentes para captar e analisar dados sobre a colisão (CMS para detectar Higgs, LCHb para anti-matéria, Atlas para a matéria escura e Alice para o pós-Big Bang).
O bacana disso tudo (além de ter tido um bom começo) é que vai se poder ver de relance o que aconteceu a bilionésimos de segundo depois do Big Bang (ou seja... uaaaaau! isso nunca foi feito antes!), vai se avançar em muito nas idéias sobre a matéria escura, anti-matéria e claro, o boson de Higgs. Por enquanto o que se sabe é que a coisa funciona - essa colisão de hoje, de baixa intensidade, foi só um teaser para a próxima colisão (dessa vez à toda) que deve acontecer pelo ano que vem.
Fico imaginando o impacto enorme que um experimento desses pode ter na compreensão de nós próprios, no entendimento da Cosmologia e nas conexões da Internet :-). Mas é melhor eu ir me ocupar dos meus textos de Filosofia do que ensaiar cálculos e fórmulas... ;-)

Nenhum comentário: